Franol, para o que e indicado e para o que provide?

Este medicamento e destinado ao uso, tanto para evitar quanto para tratar, como broncodilatador (substancia que promove a dilatacao das vias aereas) na asma bronquica e no broncoespasmo (contracao dos bronquios e bronquiolos) reversivel que pode ocorrer na bronquite (inflamacao dos bronquios) e no enfisema (doenca pulmonar obstrutiva cronica).

Publicidade
Como o Franol funciona?
Franol e um medicamento que possui em sua system duas substancias:
A teofilina e o sulfato de efedrina.
Estas substancias possuem acao complementar promovendo a dilatacao dos bronquios e dos vasos pulmonares, aliviando os sintomas da asma bronquica.

Quais as contraindicacoes do Franol?
Franol nao deve ser utilizado por pacientes hipersensiveis aos componentes da method, com recente infarto do miocardio (necrose (morte) de parte do musculo cardiaco por falta de irrigacao sanguinea adequada de nutrientes e oxigenio), com arritmia taquicardica aguda (aumento do numero ou “velocidade” dos batimentos cardiacos) angina instavel (dor no peito), hipertensao severa (pressao alta), doenca arterial coronariana severa (disturbio das arterias do coracao), porfiria (doenca metabolica que se manifesta atraves de problemas na pele e/ou complicacoes neurologicas do sistema nervoso), hipertireoidismo (producao excessiva de hormonios pela glandula tireoide), nem aqueles pacientes que fazem uso de xantinas e em criancas menores de 6 meses de idade.

Franol nao deve ser usado durante a gravidez e amamentacao.

Este medicamento nao deve ser utilizado por mulheres gravidas sem orientacao medica.

Como usar o Franol?
O comprimido de Franol deve ser ingerido com quantidade suficiente de agua para permitir a correta degluticao.

Uso adulto
A dose varia com a necessidade de cada paciente devendo ser ajustada caso a caso. A dose normal para adultos e de 3 comprimidos diarios.

Para pacientes que sofram de crises noturnas, e recomendado um comprimido a mais, ao deitar. A dose deve ser ajustada para os pacientes idosos. Caso sejam necessarios mais de four comprimidos ao dia, os niveis plasmaticos (no sangue) de teofilina devem ser monitorados para assegurar que sejam mantidos abaixo de 20 mcg/mL.

Uso em criancas
Metade ou a terca parte da dose para adultos ou outra posologia a criterio medico.

Nao ha estudos dos efeitos de Franol administrado por vias nao recomendadas. Portanto, por seguranca e para garantir a eficacia deste medicamento, a administracao deve ser somente por by way of oral, conforme recomendado pelo medico.

Siga a orientacao de seu medico, respeitando sempre os horarios, as doses e a duracao do tratamento. Nao interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu medico.

Este medicamento nao deve ser partido, aberto ou mastigado.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Franol?
Caso se esqueca de administrar uma dose, administre-a assim que possivel. No entanto, se estiver proximo do horario da dose seguinte, espere por este horario, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

Em caso de duvidas, procure orientacao do farmaceutico ou de seu medico.

Quais cuidados devo ter ao usar o Franol?
Franol deve ser usado somente se estritamente indicado e com cautela em pacientes com:
Angina (dor no peito, relacionada a doenca das arterias coronarias) instavel;
Tendencia a arritmia taquicardica (aumento do numero ou “velocidade” ritmo dos batimentos cardiacos);
Hipertensao (pressao alta) grave;
Cardiomiopatia obstrutiva hipertrofica (aumento de uma porcao do musculo cardiaco);
Hipertireoidismo (producao excessiva de hormonio pela glandula tireoide);
Convulsoes epileticas (contracoes subitas e involuntarias dos musculos secundarias a descargas eletricas cerebrais);
Ulcera gastrica e/ou duodenal (ferida localizada no estomago ou duodeno);
Porfiria (doenca metabolica que se manifesta atraves de problemas na pele e/ou com complicacoes neurologicas);
Comprometimento grave da funcao hepatica (do figado) ou renal (dos rins);
Feocromocitoma (tumor da medula suprarenal);
Agitacao;
Glaucoma (aumento da pressao dentro do olho) de angulo fechado;
Hipertrofia prostatica (aumento do tamanho da prostata).
Franol tambem deve ser evitado ou usado com cuidado nos pacientes que tenham tomado inibidores de MAO nos ultimos 14 dias.

A administracao de Franol em pacientes idosos (acima de 65 anos de idade), polimorbidos, muito doentes e/ou em terapia intensiva esta associada a um risco aumentado de toxicidade e, portanto, deve estar sujeita ao monitoramento terapeutico de medicamentos (TDM).

Em caso de efeito insuficiente da dose recomendada e em caso de eventos adversos, a concentracao plasmatica de teofilina deve ser monitorada.

Recomenda-se cautela especial em pacientes que recebem tratamento eletroconvulsivo, porque a teofilina pode prolongar as convulsoes. O inicio do status epileptico e possivel.

E necessario cuidado especial em pacientes portadores de disfuncoes hepatica, renal ou cardiaca, uma vez que o “clearance” (eliminacao) da teofilina ou da adrenalina pode estar reduzido nestes grupos.

O “clearance” da teofilina pode aumentar nos fumantes habituais e diminuir nos pacientes com infeccoes respiratorias ou naqueles que estejam recebendo dietas hipercalorica ou hipoproteica. A dose de Franol podera necessitar de ajuste nestes grupos.

Doenca febril aguda
A febre diminui o “clearance” da teofilina. Pode ser necessario diminuir a dose para evitar intoxicacao.

Gravidez
Ate o momento, nao ha experiencia suficiente no uso de teofilina durante o primeiro trimestre da gravidez; a administracao de Franol deve, portanto, ser evitada durante esse periodo.

Durante o segundo e terceiro trimestre, a teofilina deve ser usada somente apos uma avaliacao cuidadosa do riscobeneficio, pois o medicamento atravessa a placenta e pode causar efeitos simpaticomimeticos no feto.

Com o progresso da gravidez, a ligacao as proteinas plasmaticas e o “clearance” da teofilina podem diminuir com o resultado de que pode ser necessaria uma reducao da dose para evitar efeitos adversos.

A inibicao das contracoes uterinas pode ocorrer se uma paciente for tratada com teofilina no last de sua gravidez.

Os neonatos expostos no periodo pre-natal devem ser cuidadosamente monitorados quanto aos efeitos da teofilina.

Amamentacao
A teofilina e a efedrina passam para o leite materno e concentracoes sericas terapeuticas podem ser atingidas no bebe. Por esse motivo, a dose terapeutica em mulheres que amamentam deve ser mantida o mais baixa possivel. Idealmente, a amamentacao deve ocorrer imediatamente antes da administracao do medicamento.

Os bebes amamentados devem ser cuidadosamente monitorados para possivel desenvolvimento dos efeitos da teofilina. Se forem necessarias doses terapeuticas mais altas, a amamentacao deve ser interrompida.

Alteracoes na capacidade de dirigir veiculos e operar maquinas
Mesmo quando usado corretamente, conforme prescrito, este medicamento pode modificar as reacoes dos pacientes a tal ponto que sua capacidade de dirigir ou operar maquinas ou trabalhar em grandes alturas ou sem uma sustentacao/suporte firme e prejudicada. Isso se aplica a uma extensao ainda maior no caso de interacoes com alcool ou drogas, as quais podem prejudicar a capacidade de reacao.

Este medicamento pode causar doping.

Quais as reacoes adversas e os efeitos colaterais do Franol?
Reacao muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);
Reacao comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);
Reacao incomum (ocorre entre 0,one% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento);
Reacao rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento);
Reacao muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento);
Desconhecida (a frequencia nao pode ser estimada pelos dados disponiveis).
Disturbios do metabolismo e nutricao
Desconhecidas: alteracoes nos eletrolitos sericos, particularmente hipocalemia (reducao dos niveis de potassio no sangue), aumento dos niveis sericos de calcio e creatinina, alem de hiperglicemia (aumento na taxa de acucar no sangue) e hiperuricemia (aumento da concentracao do acido urico no sangue).
Disturbios do sistema imune
Desconhecidas: reacoes de hipersensibilidade como rash (erupcoes cutaneas), prurido (coceira e/ou ardencia), urticaria (erupcao na pele que causa coceira), broncoespasmo (contracao dos bronquios que pode ocasionar chiado no peito) incluindo, reacoes anafilaticas (reacao alergica grave e imediata).
Disturbios do sistema nervoso
Desconhecidas: dor de cabeca, agitacao, ansiedade, tremor, inquietacao, insonia, tontura, convulsoes.
Disturbios do sistema cardiovascular
Desconhecidas: taquicardia (aceleracao do ritmo cardiaco), arritmia (aumento do numero ou “velocidade” dos batimentos cardiacos), palpitacoes, queda da pressao arterial, sindrome de Takotsubo (cardiomiopatia por estresse).
Disturbios gastrintestinais
Desconhecidas: disturbios gastrointestinais, nausea, vomito, estimulacao da secrecao de acido gastrico, dispepsia (ma digestao), sede.
Devido a reducao do tonus do esfincter esofagico inferior, o refluxo gastroesofagico existente a noite pode ser aumentado.
Disturbios renais e urinarios
Desconhecidas: diurese aumentada (aumento da producao e secrecao de urina).
Disturbios da pele e tecidos subcutaneos
Desconhecidas: rubor (vermelhidao), aumento da sudorese (suor).
Disturbios musculo-esqueleticos e tecidos conectivos
Desconhecidas: fraqueza.
Alguns pacientes podem apresentar um ou mais destes sintomas mesmo com a dose terapeutica.

Informe ao seu medico, cirurgiao-dentista ou farmaceutico o aparecimento de reacoes indesejaveis pelo uso do medicamento. Informe tambem a empresa atraves do seu servico de atendimento.

Populacao Especial do Franol
Pacientes idosos
O uso de Franol em pacientes idosos mais sensiveis aos medicamentos, em especial a acao de xantinas, deve ser cuidadosamente acompanhado.

Apresentacoes do Franol
Comprimidos 15 mg + a hundred and twenty mg
Embalagem com 20.

Uso oral.

Uso adulto e pediatrico.

Qual a composicao do Franol?
Cada comprimido contem:
fifteen mg de sulfato de efedrina (equivalente a eleven,nine mg de efedrina) e one hundred twenty mg de teofilina.

Excipientes: talco, acido estearico, estearato de magnesio e amido de milho.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Franol maior do que a recomendada?
Sinais e sintomas
Em niveis plasmaticos de teofilina entre 20 e twenty five microgramas / ml, os efeitos adversos conhecidos da teofilina sao geralmente observados, mas com maior intensidade.

Em specific, quando os niveis plasmaticos de teofilina sao elevados para mais de 25 μg / ml, podem ocorrer efeitos adversos toxicos, como convulsoes, queda subita da pressao arterial, arritmias ventriculares, insuficiencia cardiovascular, rabdomiolise (degradacao do musculo) e manifestacoes gastrointestinais graves (incluindo sangramento gastrointestinal). Tais reacoes podem ocorrer mesmo sem serem precedidas por efeitos adversos mais leves.

As criancas, em certain, reagem com sensibilidade a overdose de teofilina. No caso de intoxicacao com preparacoes de teofilina de liberacao prolongada, os sintomas podem ocorrer apos um atraso.

Em individuos franol efeitos colaterais com sensibilidade aumentada a teofilina, podem ser encontrados sinais graves de dosagem excessiva em concentracoes sericas inferiores as indicadas.

Alem disso, outros efeitos adversos que podem ocorrer sao irritabilidade excessiva, transpiracao (suor), nausea, vomito, taquicardia, aumento da diurese (aumento da producao e eliminacao de urina), opistotono (postura anormal caracterizada por rigidez e arqueamento acentuado das costas enquanto o individuo esta deitado), alucinacoes, convulsoes e dificuldade respiratoria.

Conduta
Sintomas leves de overdose
O medicamento relevante deve ser descontinuado e o nivel serico de teofilina deve ser determinado. No reinicio do tratamento, a dose deve ser reduzida adequadamente.

Tratamento de todos os casos de intoxicacao por teofilina
A lavagem gastrica pode ser util ate duas horas franol 2020 apos a ingestao oral.

Para desintoxicacao adicional, podem ser administradas doses repetidas de carvao ativado, possivelmente em combinacao com um laxante de acao rapida (sulfato de sodio).

Reacoes no SNC como por exemplo, inquietacao e convulsoes, administrar diazepam i.v. E alucinacoes, administrar clorpramazina.

Sintomas com risco de vida
Monitorar funcoes vitais, mantenha as vias aereas abertas (intubacao), administrar oxigenio, se necessario executar i.v. substituicao de volume com expansores de plasma, monitorar e, se necessario, corrigir o balanco agua-eletrolito e hemoperfusao.

Arritmias cardiacas perigosas
Administracao intravenosa de propranolol a pacientes nao asmaticos;

Cuidado
O propranolol pode provocar broncoespasmo grave em pacientes com asma. Portanto, verapamil deve ser administrado a pacientes asmaticos.
Em casos particularmente graves de sobredosagem que nao respondem adequadamente as medidas descritas, e em pacientes com uma concentracao plasmatica muito alta de teofilina, a hemoperfusao ou a hemodialise podem causar desintoxicacao rapida e completa. Em geral, no entanto, essas medidas nao sao necessarias, pois a teofilina e metabolizada suficientemente rapidamente.

O tratamento adicional da sobredosagem com teofilina e determinado pela gravidade, curso e pelos sintomas da doenca.

O tratamento da superdosagem inclui terapia de suporte e sintomatica, monitoramento cardiaco e manutencao do balanco hidroeletrolitico (equilibrio dos liquidos do corpo).

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro medico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possivel. Ligue para 0800 722 6001, se voce precisar de mais orientacoes.

Interacao medicamentosa: quais os efeitos de tomar Franol com outros remedios?
A teofilina e metabolizada no figado, em parte pela enzima CYP1A2. A administracao conjunta de medicamentos que afetam essa enzima pode levar a alteracoes na degradacao da teofilina.

Franol atua sinergicamente com medicamentos contendo xantina, beta-simpatomimeticos, cafeina e substancias similares.

A degradacao acelerada de teofilina e / ou biodisponibilidade reduzida e eficacia reduzida podem ser observadas:
Em fumantes;
Em pacientes tratados concomitantemente com barbituricos, particularmente fenobarbital ou pentobarbital, carbamazepina, fenitoina, rifampicina, primidona, sulfinpirazona, ritonavir, erva de Sao Joao (Hypericum perforatum) e aminoglutetimida.
A degradacao tardia e/ou niveis plasmaticos elevados de teofilina com risco aumentado de sobredosagem e risco aumentado de efeitos adversos podem ocorrer em pacientes tratados concomitantemente com os seguintes medicamentos:
Contraceptivos orais, antibioticos macrolidos (por exemplo, eritromicina, claritromicina, josamicina, espiramicina), quinolonas (por exemplo, ciprofloxacino, hidrazida do acido isonicotinico, tiabendazol, antagonistas do calcio (por exemplo, verapamil, diltiazem), propranolol, propafenona, mexiletina, ticlopidina, cimetidina, alopurinol, alfa-interferon, rofecoxibina, pentoxifilina, fluvoxamina, viloxazina, dissulfiram, zileuton, fenilpropanolamina e vacinas contra influenza e tuberculose. Uma reducao da dose de teofilina pode ser indicada nesses casos.
Segundo alguns relatos, tambem foram observados sinais de dosagem excessivasobredosagem com teofilina durante o tratamento conjunto com ranitidina, aciclovir ou zafirlucaste. Portanto, a dose individual de teofilina do paciente deve ser determinada com cuidado especial durante o tratamento conjunto com estes medicamentos.

Para o tratamento conjunto com ciprofloxacino, a dose de teofilina deve ser reduzida para um maximo de 60% da dose recomendada, ao usar enoxacino, deve ser reduzida para um maximo de thirty% da dose recomendada e ao usar grepafloxacino ou clinafloxacino deve ser reduzida a fifty% da dose recomendada. Outras quinolonas (por exemplo, pefloxacino, acido pipemidico) podem potencializar a acao de medicamentos contendo teofilina. Em pacientes tratados concomitantemente com quinolonas, e altamente recomendavel que as concentracoes de teofilina sejam determinadas regularmente enquanto o tratamento estiver em andamento.

O nivel de teofilina pode aumentar ou diminuir durante o tratamento conjunto com isoniazida. O monitoramento do nivel de teofilina e indicado.

A atividade do carbonato de litio, bloqueadores de receptores beta, adenosina e benzodiazepinas (por exemplo, diazepam) pode ser enfraquecida pela administracao concomitante de Franol.

A teofilina potencializa a acao diuretica de certos agentes diureticos.

Existem evidencias que sugerem uma diminuicao aumentada do limiar de convulsao cerebral durante a administracao concomitante de certas fluoroquinolonas ou imipenem.

A administracao de halotano em pacientes que recebem Franol pode levar a arritmias cardiacas graves.

Devido as muitas interacoes diferentes com a teofilina, geralmente e aconselhavel o monitoramento do nivel serico durante o uso prolongado de Franol com outros medicamentos.

Informe ainda se voce estiver fazendo uso de carbamazepina, fenitoina (anticonvulsivantes) e rifampicina (antibiotico), pois estes medicamentos aumentam o “clearance” da teofilina. O uso conjunto com anticoncepcionais pode alterar a eficacia dos anticoncepcionais.

Interacoes com alimentos e bebidas
O cafe potencializa a acao da teofilina.

Franol nao deve ser ingerido juntamente com bebidas alcoolicas.

Informe ao seu medico se voce esta fazendo uso de algum outro medicamento.

Nao use medicamento sem o conhecimento do seu medico. Pode ser perigoso para a sua saude.

Qual a acao da substancia do Franol (Teofilina + Sulfato de Efedrina)?
Resultados de Eficacia
A efedrina demonstrou, em diversos estudos, ter uma atividade broncodilatadora mensurada atraves do aumento das taxas do pico expiratorio de fluxo e reducao da resistencia bronquica. (Rate, 2009; Sill, 1976; Badiei, 1975; Geumei et al, 1975; Weinberger & Bronsky, 1974a; Whitcomb & Rubinstein, 1973; Muittari & Mattila, 1971; Muittari, 1969).

A efedrina em combinacao com a teofilina tambem e relatada como efetiva em melhorar a funcao respiratoria (Whitcomb & Rubinstein, 1973; Bierman et al, 1975a; Taylor, 1965), apesar do fato de alguns dados indicarem que estas combinacoes resultam em uma maior incidencia de efeitos colaterais gastrointestinais e do sistema nervoso central em maior numero do que ocorre com o uso de cada uma destas drogas isoladamente (Weinberger et al, 1975a). Devido a disponibilidade de agentes mais efetivos, com menor numero de efeitos colaterais, tem decrescido o uso da efedrina no tratamento da asma.

Efedrina comparada com terbutalina
Dois estudos de comparacao entre efedrina e terbutalina, indicaram que a terbutalina produz uma melhora precoce nos sintomas da asma e tem uma duracao maior dos seus efeitos quando utilizada nas doses de 5 mg do que twenty five mg de efedrina.(Dulfano & Glass, 1973; Tashkin et al, 1975).

A terbutalina two,five mg 3 a 4xx/dia foi comparada a efedrina, 25 mg three a 4xx/dia em 32 criancas, em um estudo clinico duplocego sem crossover. Ambas as drogas resultaram em aumentos significativos do volume expiratorio ultimate (VEF), ao longo das twelve semanas do estudo; os resultados nao foram significativamente diferentes entre as drogas. Nao ocorreu taquifilaxia. Ambos os tratamentos resultaram, em media, no aumento da frequencia cardiaca, cerca de eight a ten bpm, two horas apos a administracao do medicamento. Nao foram observadas alteracoes no eletrocardiograma (ECG) ou nos exames laboratoriais (Manaligod et al, 1979).

Efedrina comparada com pseudoefedrina, na indicacao de broncoespasmo/asma: a pseudoefedrina e um dextroisomero da efedrina e apresenta aproximadamente ¼ da potencia de um agente vasopressor. Nas doses, com efeito, pressor equipotentes, o efeito broncodilatador da pseudoefedrina e menor que ½ do efeito da efedrina (Drew et al, 1978).

Efedrina comparada com fenoterol
Fenoterol demonstrou resposta superior a efedrina nos estudos dose resposta controlados e nos estudos cronicos de longo prazo (Steen et al, 1977; Gross, 1978; Simi & Miller, 1977; Bewtra et al, 1977; VanArsdel et al, 1978; Plummer, 1978).

O fenoterol ten mg administrado oralmente, 3 a four vezes, diariamente, foi comparado a efedrina em um estudo controlado, na dose de 24 mg three a 4 vezes/diariamente administrados a 28 asmaticos (Simi & Miller, 1977). Os pacientes foram divididos em two grupos paralelos e monitorados com testes de funcao pulmonar durante o periodo de ninety dias do estudo. Fenoterol demonstrou ser outstanding a efedrina como um broncodilatador. Efeitos adversos, incluindo tremor moderado e nervosismo, foram reportados com frequencia e severidade semelhante para ambos os grupos de tratamento, mas a taquicardia e o tremor pareceram ser mais proeminentes nos pacientes tratados com fenoterol (Bewtra et al, 1977; VanArsdel et al, 1978).

Fenoterol oral, seven,5 mg, foi outstanding a efedrina oral 24 mg em um estudo controlado, dose unica, comparativo envolvendo 16 criancas com asma (McLaughlin et al, 1982). Todos os pacientes receberam fenoterol nas doses de 2,5 mg, five mg, e seven,five mg ou efedrina 24 mg e placebo em dias separados. Os testes espirometricos foram realizados antes da administracao da droga e a cada six hs, apos a dose inicial. Os testes demonstraram diferenca estatisticamente significante na forca do VEF no one° segundo (VEF-1) e na taxa de fluxo expiratorio intermediario para o grupo com fenoterol seven,5 mg. Foi relatada taquicardia no grupo com as maiores doses de fenoterol (five e 7,5 mg), em 7 dos 16 pacientes e foi reportado tremor em 5 dos 16 pacientes, comparado a 1 paciente reportando taquicardia em seguida do uso de efedrina. Menores queixas foram: nausea em two pacientes e vomito em one paciente com as maiores doses de fenoterol. Os autores concluiram que fenoterol e um potente broncodilatador para criancas asmaticas, com pico de inicio de acao de two horas e duracao de six horas.

Caracteristicas Farmacologicas
A method de Teofilina + Sulfato de Efedrina contem teofilina e efedrina em quantidades necessarias para tornar o medicamento eficaz no controle do broncoespasmo. A teofilina, uma metilxantina, relaxa diretamente a musculatura lisa dos bronquios e dos vasos pulmonares. Suas acoes podem ser mediadas pela inibicao da fosfodiesterase com o consequente aumento do AMP-ciclico intracelular e relaxamento muscular.

A efedrina e um agente simpaticomimetico nao pertencente ao grupo das catecolaminas, com efeitos direto e indireto nos receptores adrenergicos. Ela possui atividade alfa e beta-adrenergica. Em doses terapeuticas a efedrina causa broncodilatacao. Suas acoes sao prolongadas e incluem inibicao da liberacao do mediador quimico e reducao da congestao e do edema.

A teofilina e rapida e prontamente absorvida apos administracao oral, retal ou parenteral. Os picos de concentracao serica aparecem 1-two horas apos ingestao de doses orais. Cerca de sixty% da droga liga-se a proteinas plasmaticas. A teofilina e excretada na urina, apos metabolismo hepatico.

A efedrina e pronta e completamente absorvida no trato gastrintestinal. E excretada inalterada na urina. A meia-vida plasmatica e de 3-six horas.

Como devo armazenar o Franol?
Franol deve ser mantido em sua embalagem first. Evitar calor excessivo (temperatura outstanding a 40 º C), proteger da luz e umidade.

Numero de lote e datas de fabricacao e validade: vide embalagem.

Nao use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem primary.

Caracteristicas do medicamento
Comprimido branco, redondo e biconvexo.

Antes de usar, notice o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e voce observe alguma mudanca no aspecto, consulte o farmaceutico para saber se podera utiliza-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das criancas.

Dizeres Legais do Franol
M.S - 1.8326.0449

Farm. Resp.:
Mauricio R. Marante
CRF-SP n° 28.847

Sanofi Medley Farmaceutica Ltda.
Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SP
CNPJ ten.588.595/0010-92
Industria Brasileira
® Marca registrada

SAC
[email protected]
0800-703-0014

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *